kefir


Também conhecido como "quefir", cogumelo tibetano, plantas de iogurte e cogumelo de iogurte, o kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. Sua origem remonta às montanhas do Cáucaso, há séculos.

Os grãos são constituídos por uma associação positiva entre leveduras e bactérias benéficas. Os micro-organismos presentes nos grãos variam de acordo com a região de origem.

Para produzir kefir é necessário possuir os grãos de kefir, por isso é comum a doação dos grãos pelas pessoas que produzem. Esses grãos devem ser imersos em um substrato, que pode ser leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala, água com açúcar mascavo ou sucos, mas as formas mais comuns são pelo cultivo em leite ou água com açúcar.
A proporção indicada é de uma colher de sopa de grãos de kefir para cada meio litro de líquido. Indica-se que a mistura seja colocada em um pote de vidro, que não deve ser tampado, apenas coberto por um pano ou guardanapo e mantida a temperatura média de 20ºC a 37ºC.

Para consumir um kefir mais suave, é indicado o tempo de fermentação médio de 6 horas. Para obter o produto mais denso e ácido, o processo deve durar até três dias. Após fermentado, o prazo de validade do kefir sob refrigeração é de até três dias.
Com seus benefícios muito bem distribuídos ele é indicado para: auxílio na digestão, fortalecimento dos ossosprobióticos (melhor que o iogurte), fortalecimento do sistema imunológico. 

Ajuda no combate há problemas digestivos. Normalmente pode ser ingerido por que tem intolerância a lactose. Possuem fortes propriedades antibacterianas.  Fortalece os ossos e diminui as chances de osteoporose. Estimula o sistema imunológico e pode auxiliar no combate ao câncer.  É um probiótico melhor do que o iogurte e fonte de vários nutrientes.

 O termo kefir vem do eslavo "keif", que significa bem-estar ou bem viver. Esse bem viver além de gostoso é fonte de vários nutrientes, como a proteína, cálcio, fósforo, vitamina B12, Riboflavina vitamina B2, magnésio e vitamina D. 

Agora você já conhece esse probiótico que está cada vez mais na boca do povo e não é a toa. Uma opção melhor do que o iogurte e que vale muito a pena ser provado. 

Ele veio pra provar que para ter uma vida mais saudável, com mais disposição, mais foco e energia não precisa ser tão radical. Viva esse Bem viver também sem culpa e medo de ser feliz. 




Comentários